Tags

Publicações relacionadas.

Compartilhar

Shih Tzu

Filhotes de Shih Tzu

NOVIDADES EM BREVE

Deseja reservar um Shih Tzu? Clique aqui

Detalhes da raça Shih Tzu

Shih TzuExpectativa de vida: 12 a 16 anos
Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
Grupo: 9 – Cães de Companhia
Padrão da Raça: CBCK (Download em PDF)
Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
Pelo: longo
Tamanho: Toy/pequeno
Tosa: requer pouca tosa
Altura (macho e fêmea): até 28cm
Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa.

 

Origem da raça Shih Tzu

O Shih Tzu vem do Tibet, onde era mantido dentro dos templos como um cão assustado. É sabido que eles eram ocasionalmente doados aos imperadores da China durante o século 17 como um tributo à honra. Na China, o Shih Tzu já foi considerado um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século 16 que mostram cães que se assemelham a pequenos leões. O nome Shih Tzu significa “leão”. No início dos anos 30, um filhote da raça Shih Tzu foi dado de presente para a Rainha Elizabeth e isso popularizou a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a raça só começou a fazer sucesso no final dos anos 60.

Temperamento

Shih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser sociabilizados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos.

Cuidados com seu Shih Tzu

Principais problemas de saúde
Shih Tzus são cães braquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Eles também tem tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais.

Cuidados com o pelo

É importante escovar o Shih Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um Shih Tzu). Se você acostumar seu Shih Tzu a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente prende-se a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos. Assim como todas as raças, principalmente as que vivem em apartamento, é importante cortar suas unhas, pois se ficarem muito grandes elas curvam para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas.

Shih TzuCuidados com os olhos

Os olhos do Shih Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta. É importante manter seus olhos bem limpos e você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região. Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos. Além disso, cuidado com quinas e outros móveis na sua casa.

Shih Tzus precisam de exercício

Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades. Assim como os seres humanos, exercício faz bem pra saúde.